Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
Post
Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
200 anos de história do champagne Irroy
A TodoVino, loja online de vinhos, cervejas e destilados, abre hoje espaço para um lançamento exclusivo e que certamente movimentará o círculo dos amantes de um bom champagne. Nossos especialistas…
dezembro 14, 2020
Compartilhar:
A TodoVino, loja online de vinhos, cervejas e destilados, abre hoje espaço para um lançamento exclusivo e que certamente movimentará o círculo dos amantes de um bom champagne. Nossos especialistas foram atrás do champagne Irroy.
A história de Champagne vive em torno dos castelos e conventos. Os monges, especialmente da ordem beneditina, foram os responsáveis por mapear os vinhedos mais propícios para o cultivo das principais variedades champenoises: a branca Chardonnay e as tintas Pinot Noir e Pinot Meunier.
Irroy foi fundada em 1820 e é o nome do castelo onde estavam os vinhedos que davam origem ao Champagne da casa. Durante a Revolução sa, tanto o castelo quanto seu vizinho, o convento de Avenay, foram destruídos. Porém sua posição privilegiada, em Reims (conhecida como a capital do Champagne), permitiu que seus vinhedos resistissem pela reconhecida reputação e qualidade identificada ao longo dos séculos. A marca já foi membro do Syndicat de Grandes Marques, associação que reunia os principais produtores de Champagne e ditava os standards de qualidade na região. Em meados do século XX, Irroy continuava sendo produzida mas a marca voava fora dos radares dos mercados internacionais. Em 1955 Irroy recebeu novos sócios e seus Champagnes deram um grande salto de qualidade e hoje se colocam como uma das melhores opções de qualidade/preço do mercado.
A cuvée Irroy Extra-brut (menos de 6 gr/l de açúcar residual, menor que uma “brut”) mostra de forma cristalina a qualidade e mineralidade do seu vinho base composto por 30% de Chardonnay (que aporta elegância e frescor) e 70% das tintas Pinot Noir e Pinot Meunier (responsáveis pela estrutura e amplitude na boca), de 25 diferentes vinhedos nas nobres zonas de Marne e Aube. Após a segunda fermentação na garrafa, as mesmas repousam por 30 meses nas caves de Irroy para ganhar suas finíssimas borbulhas e as notas de pães tostados e frutos secos.
A cuvée Irroy Brut Rosé é resultado do assemblage de 68% Pinot Noir (vinificado em branco), 20% Chardonnay e 12% Pinot Noir vinificada como tinto. A Pinot Noir vem da sub-região de Aube, muito badalada na atualidade por ser o berço dos mais inovadores produtores de Champagne. Aqui Irroy ainda conta com “vinhos de reserva” de mais de 20 diferentes safras, o que dá estilo único e complexidade ao Champagne e onde se mede a força de uma casa de Champagne.
A renomada vinícola argentina Escorihuela Gascón tem o prazer de apresentar Circus, uma linha de vinhos que celebra a juventude, a vitalidade e a elegância. Com rótulos envolventes e expressivos,…
Pesquisas indicam que o vinho pode ter um papel além da gastronomia, ajudando na eliminação de bactérias ligadas a infecções de garganta e cáries. Um estudo da Universidade de Pavia,…
A harmonização entre pizza e vinho pode transformar a experiência gastronômica, equilibrando sabores e destacando o melhor de cada ingrediente. Confira quatro combinações certeiras com os sabores de pizza mais…
É curioso como uma obra de arte pode influenciar o mundo ao seu redor. Um exemplo disso é o mangá (história em quadrinhos japonesa) Kami no Shizuku (Gotas Divinas), lançado…
O laboratório RedoxWine busca responder a essa questão ao estudar como a oxidação dos vinhos ocorre ao longo do tempo. Financiado pela Agência Nacional de Pesquisa da França, o projeto…
O Vaticano, com sua população de cerca de 800 cidadãos, lidera o ranking mundial de consumo de vinho per capita. Em 2019, a cidade-estado importou 63.214 litros de vinho, com…
O vermouth é um vinho fortificado infusionado com diversas ervas, sendo a Artemísia seu botânico definidor. Essa famosa bebida começou como medicamento no século XVIII antes de se tornar ingrediente…
O espumante moscatel está em ascensão no Brasil, com um crescimento de 30% nas vendas no último ano. Esse aumento se deve ao perfil sensorial da uva, caracterizado por seu…
Durante a Barcelona Wine Week, produtores, sommeliers e críticos debateram se as vinhas mais velhas realmente influenciam o sabor e a expressão do terroir. Para Doug Frost MW MS, enquanto…
Um estudo recente avaliou 26 uvas tintas que atualmente não são permitidas em Bordeaux e identificou cinco com potencial para manter o estilo clássico da região: fer servadou, duras, manseng…
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.