Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
Post
Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
A história da vinícola Ruffino, referência em Chianti
A vinícola Ruffino acompanha o a o as raízes de sua região de origem, a Toscana, onde é nome de referência em Chianti. Fundada em 1877 pelos primos Ilario e…
dezembro 18, 2020
Compartilhar:
A vinícola Ruffino acompanha o a o as raízes de sua região de origem, a Toscana, onde é nome de referência em Chianti.
Fundada em 1877 pelos primos Ilario e Leopoldo Ruffino, o que à primeira vista pode não parecer muito em um continente onde empresas centenárias não são raras, Ruffino foi a vinícola que exportou a primeira garrafa de Chianti para os Estados Unidos.
Para consolidar a imagem de um dos principais e mais tradicionais produtores toscanos, Ruffino contou com a produção de três propriedades principais: Poggio Casciano, a sede da vinícola localizada perto de Florença (onde saem as uvas para os rótulos Alauda e Modus), Santedame, na Conca d’Oro (zona nobre de Chianti Classico e onde produzem Romitorio) e Gretole, em Castellina e onde produzem as uvas para o icônico Riserva Ducale. Hoje Ruffino possui mais de 1.500 hectares de vinhedos onde também constam uma propriedade em Montalcino (Greppone Mazzi) e a primeira vinícola comprada pelos primos Ruffino, a Montemasso, que ocupa o espaço de um monastério erguido no século XI. Os domínios de Ruffino ultraam os limites toscanos e possuem duas vinícolas no Vêneto.
Um dos principais vinhos da vinícola, o Chianti Classico Riserva Ducale é uma homenagem ao Duque d’Aosta, que na década de 1920 nomeou Ruffino como a vinícola fornecedora oficial de vinhos da realeza italiana. Desde então é produzido e sua consistência ao longo de quase 100 safras produzidas é uma grande chancela para a vinícola. Na década de 40 foi produzida pela primeira vez o Riserva Ducale Oro, uma edição especial do rótulo para marcar as melhores safras. Hoje Oro é classificado como Chianti Gran Selezione, o nível mais alto de classificação para os Chianti.
A estabilidade de Ruffino é reflexo de seu enólogo-chefe, Gabrielle Tacconi, que elabora os vinhos desde 1998 e conhece como poucos o comportamento de cada um dos vinhedos e consegue retirar seu melhor a cada ano. Desde 2011 Ruffino é integralmente controlada pela Constellation Brands e está em marcha a conversão de boa parte de seus vinhedos para a cultura orgânica.
A renomada vinícola argentina Escorihuela Gascón tem o prazer de apresentar Circus, uma linha de vinhos que celebra a juventude, a vitalidade e a elegância. Com rótulos envolventes e expressivos,…
Pesquisas indicam que o vinho pode ter um papel além da gastronomia, ajudando na eliminação de bactérias ligadas a infecções de garganta e cáries. Um estudo da Universidade de Pavia,…
A harmonização entre pizza e vinho pode transformar a experiência gastronômica, equilibrando sabores e destacando o melhor de cada ingrediente. Confira quatro combinações certeiras com os sabores de pizza mais…
É curioso como uma obra de arte pode influenciar o mundo ao seu redor. Um exemplo disso é o mangá (história em quadrinhos japonesa) Kami no Shizuku (Gotas Divinas), lançado…
O laboratório RedoxWine busca responder a essa questão ao estudar como a oxidação dos vinhos ocorre ao longo do tempo. Financiado pela Agência Nacional de Pesquisa da França, o projeto…
O Vaticano, com sua população de cerca de 800 cidadãos, lidera o ranking mundial de consumo de vinho per capita. Em 2019, a cidade-estado importou 63.214 litros de vinho, com…
O vermouth é um vinho fortificado infusionado com diversas ervas, sendo a Artemísia seu botânico definidor. Essa famosa bebida começou como medicamento no século XVIII antes de se tornar ingrediente…
O espumante moscatel está em ascensão no Brasil, com um crescimento de 30% nas vendas no último ano. Esse aumento se deve ao perfil sensorial da uva, caracterizado por seu…
Durante a Barcelona Wine Week, produtores, sommeliers e críticos debateram se as vinhas mais velhas realmente influenciam o sabor e a expressão do terroir. Para Doug Frost MW MS, enquanto…
Um estudo recente avaliou 26 uvas tintas que atualmente não são permitidas em Bordeaux e identificou cinco com potencial para manter o estilo clássico da região: fer servadou, duras, manseng…
2 comentários
Gostaria de receber ofertas
Olá Arthur! Você pode se cadastrar na nossa newsletter diretamente no site http://www.todovino.com.br para não perder nenhuma novidade e promoção! 🙂
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.