Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
Post
Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
Angostura, o amargo amado pelo mundo da coquetelaria
A família dos bitters é utilizada em pequenas proporções nos coquetéis mas seu impacto é fundamental para dar alma às receitas. Embora a menção ao amargor possa assustar a muitos,…
dezembro 15, 2020
Compartilhar:
A família dos bitters é utilizada em pequenas proporções nos coquetéis mas seu impacto é fundamental para dar alma às receitas. Embora a menção ao amargor possa assustar a muitos, um bitter de boa qualidade nunca traz o amargor de forma aleatória.
Originalmente utilizado como medicamentos à base de infusões de ervas, cascas de frutas e especiarias para curar uma série de enfermidades, os bitters tiveram sua vocação reforçada como bons digestivos e daí saltaram para o balcão do bar, onde além da propagada funcionalidade se mostrou um tempero fundamental para muitas das receitas da coquetaria clássica, como Manhattan, Old Fashioned ou Sazerac.
Angostura é um dos bitters comerciais mais antigos, conhecidos, e certamente, entre os mais utilizados nos bares e sua história segue o roteiro acima descrito. Criada em 1824 pelo Dr. Johann Siegert, a tintura medicinal destinada a aliviar incômodos estomacais, recebeu o nome de Angostura em homenagem à cidade venezuelana (atual Ciudad Bolívar) que o recebeu em 1820, quando imigrou da Alemanha.
Em 1850 Angostura já era exportada para os Estados Unidos, Reino Unido e todo o Caribe, onde já era utilizado como componente para as receitas dos coquetéis. O primeiro grande boom do bitter ocorreu no início do século XX, considerada a era dourada da coquetelaria, com os recém criados Manhattan (1874) e Old Fashioned (1880). No ano seguinte os filhos do Dr. Siegert se mudaram, junto com a companhia, para Trinidad y Tobago.
Na década de 1940, ada a lei seca norte-americana, Angostura viu um novo ciclo de florescimento com os coquetéis Tiki, como o Mai Tai, onde o rum caribenho ou sul-americano ganhava a invariável companhia de Angostura. A receita de Angostura segue como um segredo familiar e sabe-se que incorpora mais de 40 ingredientes como casca de cítricos caribenhos, ervas e especiarias, com uma concentração alcoólica de 44,7% e é apta para o consumo de veganos.
Hoje Angostura é composta por uma família de bitters, onde além da versão clássica há um bitter de laranja, um bitter de cacau e o mais recente Amaro di Angostura (lançado em 2014), seguindo o estilo dos digestivos italianos que podem ser bebidos apenas com gelo.
A renomada vinícola argentina Escorihuela Gascón tem o prazer de apresentar Circus, uma linha de vinhos que celebra a juventude, a vitalidade e a elegância. Com rótulos envolventes e expressivos,…
Pesquisas indicam que o vinho pode ter um papel além da gastronomia, ajudando na eliminação de bactérias ligadas a infecções de garganta e cáries. Um estudo da Universidade de Pavia,…
A harmonização entre pizza e vinho pode transformar a experiência gastronômica, equilibrando sabores e destacando o melhor de cada ingrediente. Confira quatro combinações certeiras com os sabores de pizza mais…
É curioso como uma obra de arte pode influenciar o mundo ao seu redor. Um exemplo disso é o mangá (história em quadrinhos japonesa) Kami no Shizuku (Gotas Divinas), lançado…
O laboratório RedoxWine busca responder a essa questão ao estudar como a oxidação dos vinhos ocorre ao longo do tempo. Financiado pela Agência Nacional de Pesquisa da França, o projeto…
O Vaticano, com sua população de cerca de 800 cidadãos, lidera o ranking mundial de consumo de vinho per capita. Em 2019, a cidade-estado importou 63.214 litros de vinho, com…
O vermouth é um vinho fortificado infusionado com diversas ervas, sendo a Artemísia seu botânico definidor. Essa famosa bebida começou como medicamento no século XVIII antes de se tornar ingrediente…
O espumante moscatel está em ascensão no Brasil, com um crescimento de 30% nas vendas no último ano. Esse aumento se deve ao perfil sensorial da uva, caracterizado por seu…
Durante a Barcelona Wine Week, produtores, sommeliers e críticos debateram se as vinhas mais velhas realmente influenciam o sabor e a expressão do terroir. Para Doug Frost MW MS, enquanto…
Um estudo recente avaliou 26 uvas tintas que atualmente não são permitidas em Bordeaux e identificou cinco com potencial para manter o estilo clássico da região: fer servadou, duras, manseng…
1 comentário
Muito bom
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.