Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
Post
Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
O vinho Beaujolais Nouveau
A TodoVino tem o catálogo dos vinhos de Georges Duboeuf no Brasil incluindo o disputado Beaujolais Nouveau. Há uma verdadeira força-tarefa para que você possa provar este vinho em seu…
novembro 10, 2020
Compartilhar:
A TodoVino tem o catálogo dos vinhos de Georges Duboeuf no Brasil incluindo o disputado Beaujolais Nouveau. Há uma verdadeira força-tarefa para que você possa provar este vinho em seu esplendor e simultaneamente com ses, europeus de forma geral, norte-americanos e asiáticos. A loja já iniciou a pré-venda dos vinhos, com um preço especial.
No início de sua fase adulta Georges Duboeuf foi contratado pelo russo que vivia nos Estados Unidos, Alexis Lichine, grande conhecedor em vinhos, escritor, comerciante e então recém proprietário de dois châteaux em Bordeaux (proprietário de Prieuré-Lichine e sócio em Lascombes, ambos listados como cru classé em 1855) para trabalhar na seleção de vinhos em outras regiões sas e engarrafar sob marca de Lichine. Alguns anos depois, quando o russo decidiu concentrar esforços em Bordeaux, Georges Duboeuf tinha ótima relação tanto com produtores de uvas quanto com compradores de lojas e restaurantes. Este foi o principal ativo para Duboeuf fundar sua vinícola no vilarejo de Romanèche-Thorins, em 1964.
Nos anos 70 e já com seu negócio estabelecido, Georges Duboeuf viu o potencial no costume popularizado nos anos 50, onde bistrôs parisienses disputavam para colocar os vinhos feitos no ano o mais rápido possível. No hemisfério norte, a colheita é feita no segundo semestre (no outono) e Beaujolais conciliava a vantagem que sua uva típica, a Gamay, não tem o ciclo de amadurecimento muito longo e o vinho que resultava se mostrava fácil e agradável de se beber quando jovens, ao contrário, por exemplo, dos tânicos Bordeaux, que pedem muitos meses ou anos de estágio em barricas ou nas garrafas para se tornarem abordáveis. Assim, conforme a lei sa autorizava, os vinhos do ano poderiam ser comercializados a partir de meados de novembro e o Beaujolais Nouveau (o vinho jovem de Beaujolais) adotou a data da terceira quinta-feira de novembro como, literalmente, a data de largada. Isto porque realmente formava-se uma verdadeira corrida para que à meia-noite e um minuto os restaurantes estivessem devidamente abastecidos com o novo vinho.
Georges Duboeuf transformou este costume em um grande evento, de escala global, reunindo chefs estrelados, entre eles os tri-estrelados da região Paul Bocuse e Alain Chapel, personalidades, atores e atrizes. O show estava armado as principais metrópoles do mundo faziam parte da campanha do Beaujolais Nouveau. Os resultados foram elevados na mesma proporção e no final da década de 80 cerca 60% de todo o vinho produzido na região era destinado ao Nouveau.
A renomada vinícola argentina Escorihuela Gascón tem o prazer de apresentar Circus, uma linha de vinhos que celebra a juventude, a vitalidade e a elegância. Com rótulos envolventes e expressivos,…
Pesquisas indicam que o vinho pode ter um papel além da gastronomia, ajudando na eliminação de bactérias ligadas a infecções de garganta e cáries. Um estudo da Universidade de Pavia,…
A harmonização entre pizza e vinho pode transformar a experiência gastronômica, equilibrando sabores e destacando o melhor de cada ingrediente. Confira quatro combinações certeiras com os sabores de pizza mais…
É curioso como uma obra de arte pode influenciar o mundo ao seu redor. Um exemplo disso é o mangá (história em quadrinhos japonesa) Kami no Shizuku (Gotas Divinas), lançado…
O laboratório RedoxWine busca responder a essa questão ao estudar como a oxidação dos vinhos ocorre ao longo do tempo. Financiado pela Agência Nacional de Pesquisa da França, o projeto…
O Vaticano, com sua população de cerca de 800 cidadãos, lidera o ranking mundial de consumo de vinho per capita. Em 2019, a cidade-estado importou 63.214 litros de vinho, com…
O vermouth é um vinho fortificado infusionado com diversas ervas, sendo a Artemísia seu botânico definidor. Essa famosa bebida começou como medicamento no século XVIII antes de se tornar ingrediente…
O espumante moscatel está em ascensão no Brasil, com um crescimento de 30% nas vendas no último ano. Esse aumento se deve ao perfil sensorial da uva, caracterizado por seu…
Durante a Barcelona Wine Week, produtores, sommeliers e críticos debateram se as vinhas mais velhas realmente influenciam o sabor e a expressão do terroir. Para Doug Frost MW MS, enquanto…
Um estudo recente avaliou 26 uvas tintas que atualmente não são permitidas em Bordeaux e identificou cinco com potencial para manter o estilo clássico da região: fer servadou, duras, manseng…
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.