Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
Post
Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
Cerveja Asahi: saborosa, fresca e sem amargor
A cervejaria fundada por Komakichi Torii em Osaka em 1889 hoje está sediada em Tóquio, tem capital aberto na bolsa de valores japonesa e está entre as mais consumidas marcas…
outubro 26, 2020
Compartilhar:
A cervejaria fundada por Komakichi Torii em Osaka em 1889 hoje está sediada em Tóquio, tem capital aberto na bolsa de valores japonesa e está entre as mais consumidas marcas de cervejas nipônicas .
A cerveja foi introduzida aos japoneses pelos holandeses, no começo do século XVII, quando era o único país europeu autorizado a manter relações comerciais com o Japão. Daí também veio a derivação da pronúncia “birú” para os japoneses chamarem a bebida, vinda do “bier” holandês.
A inspiração de Komakichi, então produtor de sakê, para criar sua cervejaria estava na Alemanha, de onde trouxe a linha de produção e tecnologia. No entanto o objetivo era produzir uma cerveja única e direcionada para o gosto do japonês. Em 1892 foi lançada a primeira cerveja com a marca Asahi, que significa literalmente “Sol Nascente”. A longa tradição da cervejaria a coloca como precursora a lançar uma cerveja em lata no Japão, em 1958.
Um ano marcante para a cervejaria foi 1987. Neste ano foi lançada a Asahi Super Dry e os números explicam a linha demarcatória. Nas primeiras duas semanas foram vendidas 200.000 caixas desta cerveja e nos três primeiros anos as vendas chegaram a 100 milhões de caixas, um recorde. A ideia da Super Dry nasceu a partir de uma pesquisa com consumidores japoneses que indicava que buscavam por uma cerveja com sabor, fresca, mas sem amargor no final. Após muitos testes, os mestres cervejeiros da Asahi chegaram a uma lager com teor alcóolico um pouco mais elevado que o dos concorrentes na época (5%), com corpo, baixo amargor e final limpo.
No final da década de 80 foi construída uma nova sede com um pavilhão anexo desenhado por Philippe Stark Na década seguinte, a marca seguiu sua etapa de internacionalização, abrindo mercados nos Estados Unidos, Europa e outros países asiáticos com destaque para a China. No final dos anos 90 Asahi já se fixou como líder de vendas entre as cervejarias japonesas.
Hoje a Asahi é a maior cervejaria japonesa tendo incorporado diversas cervejarias de renome global, como SAB Miller, Grolsch, St Stephanus e até a lendária Pilsner Urquell. A Asahi Super Dry pode ser encontrada na TodoVino, loja online de cervejas, vinhos e destilados.
A renomada vinícola argentina Escorihuela Gascón tem o prazer de apresentar Circus, uma linha de vinhos que celebra a juventude, a vitalidade e a elegância. Com rótulos envolventes e expressivos,…
Pesquisas indicam que o vinho pode ter um papel além da gastronomia, ajudando na eliminação de bactérias ligadas a infecções de garganta e cáries. Um estudo da Universidade de Pavia,…
A harmonização entre pizza e vinho pode transformar a experiência gastronômica, equilibrando sabores e destacando o melhor de cada ingrediente. Confira quatro combinações certeiras com os sabores de pizza mais…
É curioso como uma obra de arte pode influenciar o mundo ao seu redor. Um exemplo disso é o mangá (história em quadrinhos japonesa) Kami no Shizuku (Gotas Divinas), lançado…
O laboratório RedoxWine busca responder a essa questão ao estudar como a oxidação dos vinhos ocorre ao longo do tempo. Financiado pela Agência Nacional de Pesquisa da França, o projeto…
O Vaticano, com sua população de cerca de 800 cidadãos, lidera o ranking mundial de consumo de vinho per capita. Em 2019, a cidade-estado importou 63.214 litros de vinho, com…
O vermouth é um vinho fortificado infusionado com diversas ervas, sendo a Artemísia seu botânico definidor. Essa famosa bebida começou como medicamento no século XVIII antes de se tornar ingrediente…
O espumante moscatel está em ascensão no Brasil, com um crescimento de 30% nas vendas no último ano. Esse aumento se deve ao perfil sensorial da uva, caracterizado por seu…
Durante a Barcelona Wine Week, produtores, sommeliers e críticos debateram se as vinhas mais velhas realmente influenciam o sabor e a expressão do terroir. Para Doug Frost MW MS, enquanto…
Um estudo recente avaliou 26 uvas tintas que atualmente não são permitidas em Bordeaux e identificou cinco com potencial para manter o estilo clássico da região: fer servadou, duras, manseng…
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.