
14 de Abril – O dia para celebrar a Tannat
Em 14 de abril, o mundo inteiro se rende à Tannat, a variedade emblemática do Uruguai que homenageia seu grande mentor, Don Pascual Harriague. O Instituto Nacional de Vitivinicultura do…
Em 14 de abril, o mundo inteiro se rende à Tannat, a variedade emblemática do Uruguai que homenageia seu grande mentor, Don Pascual Harriague.
O Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai (INAVI) elegeu esta data, em homenagem a Pascual Harriague, um homem basco-francês que decidiu tentar sua sorte nestas terras uruguais e que veio a falecer em 14 de abril de 1894, deixando como legado o seu cultivo, o qual terminou por definir a identidade vitivinícola do Uruguai.
Com um total de 6.300 hectares cultivados, 900 viticultores e 200 vinícolas, o Uruguai encontrou sua identidade como país produtor de vinho no Tannat.
A excelente localização geográfica levou o Uruguai a se consolidar como produtor privilegiado de vinhos com padrão internacional de qualidade, não só na região, mas também no mundo, nos últimos anos. Os solos argilosos, somados à brisa atlântica, oferecem condições excepcionais para esta variedade
A Tannat, originária das áreas de Madiran e Irouleguy (sudoeste da França), entrou no Uruguai no final do século XIX, quando os imigrantes começaram a cultivá-la no país. Mas foi o Pascual Harriague que deu a esta variedade o seu grande impulso: este empresário, nascido em 1819, chegou ao Uruguai em 1840 e, depois de várias atividades pecuárias no país, instalou-se na cidade de Salto. Por volta de 1870, e depois de alguns anos testando diferentes variedades, encontrou nas uvas Tannat as condições para fazer um grande vinho tinto, que foi apresentado em 1887 e recebeu elogios e prêmios internacionais nas exposições mundiais de Barcelona e Paris em 1888 e 1889.
O Uruguai conseguiu se posicionar através dessa variedade, a ponto de hoje ser conhecido como o país do Tannat e seus vinhos conquistaram um lugar privilegiado no paladar de consumidores e especialistas, que percebem nessa premiada casta, um sabor autêntico do terroir uruguaio.
Características da uva Tannat
Tannat é a paixão do viticultor, do enólogo e de todos os uruguaios enraizados. É muito amor colocado no trabalho de cada fase de produção, que vai desde o cuidado da vinha até o engarrafamento.
Esta variedade tem alta concentração de taninos e é uma das variedades mais ricas em polifenóis.
Os vinhos apresentam a cor vermelha muito escura com tons roxos. Seu aroma é intenso com notas de frutas, tabaco e couro, no paladar é untuoso, com taninos maduros, e final bastante expressivo.
Em termos de harmonização, o Tannat combina perfeitamente com carnes vermelhas. Para uma experiência gastronômica incomparável, acompanhe seu Tannat com um churrasco uruguaio – a tradicional parrilla -, e surpreenda-se!
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.