
Dia Internacional da Chardonnay: Saiba porque ela é uma das variedades mais apreciadas no mundo
Toda última quinta-feira de maio, todos os anos, é comemorado o Dia Mundial da Chardonnay, uva que produz vinhos maravilhosos e muito aclamados em todo o mundo. Esta é uma…
Toda última quinta-feira de maio, todos os anos, é comemorado o Dia Mundial da Chardonnay, uva que produz vinhos maravilhosos e muito aclamados em todo o mundo.
Esta é uma celebração internacional que visa criar um momento global de convívio com uma taça de Chardonnay na mão, onde seus apreciadores se reúnem em diferentes atividades e degustações.
Sobre a Chardonnay
É a rainha das uvas brancas e sua casa é a Borgonha, na França, onde nascem os exemplares mais apreciados e prestigiados.
Seu título de rainha se dá devido a todos os países produtores de vinho terem esta uva entre seus vinhedos, pois é altamente adaptável a diferentes terroirs.
De origem antiga, se encontra em diferentes lugares da Europa, mas é no noroeste da França onde adquiriu seu maior renome através do “champagne”, os vinhos de Chablis e os brancos de Borgonha, entre os quais sobressaem as denominações de Montrachet, Mersault e Polly-Fuissé. Tem outros pseudônimos como, Beaumois na França e Weisser na Alemanha.
Recentemente, em 2007, após estudos de análise de DNA na Universidade da Califórnia em Davis, é que foi descoberto que a uva Chardonnay é, na verdade, um cruzamento das espécies Pinot Noir e Gouais Blanc (Heunisch).
Características da Chardonnay
Na videira, ela é caracterizada por suas folhas arredondadas, sem pontas, mediana, verde brilhante e fina. O cacho é pequeno, bem cheio e compacto, seu formato é cônico com tendência ao cilíndrico com as uvas amarelo dourado.
A Chardonnay tem uma acidez elevada que lhes permite atingir um grande potencial de evolução na garrafa.
Em boa parte do mundo, quase sempre nos Estados Unidos, na Austrália e nas famosas aldeias da Côte d’Or, na Borgonha, o Chardonnay é fermentado e amadurecido em barricas de carvalho. Este processo é importante porque ajuda-o a adquirir tons mais acentuados, a desenvolver um corpo mais cremoso e aumentar a persistência e complexidade.
Os vinhos desta variedade, devido a sua particular vinificação, são exemplos de complexidade, sendo uma fonte quase inesgotável de descrições sensoriais, tornando-se a uva branca mais internacionalizada, a ponto de não haver país produtor de vinho que não produza Chardonnay.
É por isso que muitas vinícolas, quando pensam em produzir um dos seus melhores brancos, optam por ela.
Sabores da Chardonnay
Os atraentes e grandes sabores destes vinhos são de baunilha, manteiga, caramelo queimado com manteiga, torrada com manteiga, creme, maçã verde, frutas tropicais, limão, abacaxi, combinando com texturas igualmente vibrantes, cremosas, exuberantes e encorpadas.
Harmonização com Chardonnay
Devido a sua complexidade, as combinações gastronômicas com a Chardonnay são bem variadas como, queijos cremosos, saladas com molhos à base de cremes, frutos do mar, ostras, bacalhau com nata, carnes brancas, suínas e massas com molhos de queijos.
e o nosso site e festeje com a gente o dia da rainha das variedades brancas, a Chardonnay!
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.