
O que é e quais são os benefícios da Gastronomia Sustentável para a natureza e a sociedade.
Desde o ano de 2016, 18 de junho é comemorado o Dia da Gastronomia Sustentável. Esta data tem como objetivo promover hábitos alimentares mais amigáveis com o meio ambiente e…
Desde o ano de 2016, 18 de junho é comemorado o Dia da Gastronomia Sustentável. Esta data tem como objetivo promover hábitos alimentares mais amigáveis com o meio ambiente e com a saúde.
A chamada gastronomia sustentável é um movimento que convida as pessoas a modificarem a prática dos seus negócios e também a repensar na forma de produzir e descartar os alimentos.
Em diversos lugares do mundo, há restaurantes que adotaram esta conduta socialmente responsável, começando pela compra de matéria prima dos alimentos com pequenos produtores e agricultores locais, utilizando produtos da estação, evitando o desperdício e utilizando ao máximo cada alimento, inclusive na composição dos cardápios.
A gastronomia sustentável se preocupa com as fontes das matérias-primas utilizadas no preparo dos pratos, a fim de diminuir ao máximo os danos ao meio ambiente, contribuindo com o desenvolvimento e a economia regional.
Construir um planeta mais sustentável tem sido pauta em diversas áreas nos últimos anos e isso inclui a sustentabilidade na cozinha.
E o vinho? Também é uma bebida sustentável?
Sim! Não é de hoje que as vinícolas estão preocupadas em ter uma produção mais sustentável.
A viticultura protege a terra, o ar e a água que são os elementos básicos para se viver, e em última estância, protege o sabor das uvas e do vinho.
Vejamos aqui algumas das medidas sustentáveis praticadas nos vinhedos
Água
Os vinhedos usam menos água do que qualquer outro plantio. A irrigação é por gotejamento, um método de irrigação muito eficaz, pois controla a quantidade e o local onde se deseja aplicar a água evitando o desperdício.
Uso de Insetos
Em algumas regiões vitivinícolas, é utilizado insetos benéficos como aranhas, joaninhas e vespas para ajudar a controlar as populações de insetos prejudiciais. Isso é conseguido através da introdução de populações de insetos no vinhedo e/ou habitat para atrair insetos nativos benéficos.
Animais
As ovelhas controlam plantas daninhas. As galinhas controlam insetos destrutivos, como lagartos, vermes e outros. Também são instalados ninhos para aves que caçam roedores que danificam as uvas e as videiras.
Menos pesticidas e mais vida nos vinhedos!
O uso de pesticidas é usado somente quando necessário, ou seja, para intensificar os controles naturais em casos mais extremos de ataques de pragas.
Quanto ao manejo do solo, trata-se de manter e estimular a atividade biológica por meio da utilização de coberturas vegetais de espécies naturais ou plantadas. O excesso de uvas de uma videira é podado e se transforma em adubo. O que vem da terra, volta para a terra!
Enfim, são inúmeras as práticas sustentáveis, tanto no campo quanto na cozinha.
Você também pode contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta:
- Se informe melhor sobre a procedência dos seus alimentos;
- Procure consumir mais verduras e frutas da estação e de preferência de um produtor local;
- Na cozinha, aproveite ao máximo todos os alimentos sem desperdícios. Talos, cascas e sementes podem ser usadas em receitas e, além de serem nutritivos, criam pratos saborosos;.
- Depois de desfrutar de um bom vinho, recicle a garrafa, elas podem ser transformadas em lindas luminárias e vasos de flores, ou então, as descarte em um coletor de reciclados no seu bairro.
Sejamos sustentáveis! Para o bem do planeta e das pessoas que o habitam.
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.