Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
Post
Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
História das marcas: Cointreau
A garrafa de coloração âmbar-alaranjada de Cointreau é item onipresente em qualquer bar, seja em casa ou nas mãos de um profissional. Conheça mais sobre o mais conhecido licor triple-sec…
setembro 07, 2020
Compartilhar:
A garrafa de coloração âmbar-alaranjada de Cointreau é item onipresente em qualquer bar, seja em casa ou nas mãos de um profissional. Conheça mais sobre o mais conhecido licor triple-sec do mercado.
Licores de laranja como Cointreau são um grande exemplo da globalização, muitos séculos antes desta palavra ser propagada. Isto porque os árabes levaram a arte da destilação aos europeus e as laranjas caribenhas colonizadas principalmente por ses e holandeses foram e são matéria-prima fundamental para a produção da bebida que entra na categoria triple-sec.
A origem do Cointreau se confunde com a própria história do triple-sec. Em 1875, Edouard Cointreau, um confeiteiro que vivia na cidade de Angers, na região do vale do Loire (conhecida como os jardins da França), decidiu criar seu próprio licor de laranjas, inspirado no Curaçao holandês, um licor que levava além da laranja, outras ervas e especiarias. Cointreau foi um dos pioneiros na produção do triple-sec e credita-se seu nome à utilização de uma base tri-destilada, que garante uma bebida bastante pura e cristalina e “sec” por ter doçura mais sutil, que não mascara as qualidades da bebida.
Outra explicação para o nome triple-sec está na receita de Cointreau, que faz um blend das cascas da laranja amarga seca, da laranja doce seca e da laranja doce fresca. As cascas am por uma infusão no destilado base, am por nova destilação para depois serem mescladas com um destilado neutro para padronização e água, até atingir 40% de álcool. E aqui não há segredos, apenas a atenção à qualidade do destilado e o blend exclusivo das cascas das laranjas, algo que os ses defendem com veemência: matéria-prima de qualidade e a cultura de produção do produto. Apenas como curiosidade, uma terceira teoria e defendida pela marca diz que triple-sec se refere ao triplo da concentração aromática que Cointreau trazia, em relação aos licores de laranja da época.
Também é fato que em 1930, a própria Cointreau deixou de estampar o nome triple-sec no seu rótulo. Eram tantas as imitações de baixa qualidade que tentavam imitar o estilo e até o modelo e a cor de Cointreau, que a família decidiu deixar o nome da categoria de lado, deixando que a marca asse a ser a referência para os consumidores.
Hoje se sabe que o Brasil é um dos fornecedores das cascas das laranjas que criam o aroma único de Cointreau e além de estar presente em muitos clássicos da mixologia, como a Margarita (um símbolo mexicano), o Cosmopolitan (consagrado no seriado “Sex and the City”) ou o Sidecar (criado durante a 1ª Guerra Mundial), pode ser bebido puro, como aperitivo, em uma taça com algumas pedras de gelo.
A renomada vinícola argentina Escorihuela Gascón tem o prazer de apresentar Circus, uma linha de vinhos que celebra a juventude, a vitalidade e a elegância. Com rótulos envolventes e expressivos,…
Pesquisas indicam que o vinho pode ter um papel além da gastronomia, ajudando na eliminação de bactérias ligadas a infecções de garganta e cáries. Um estudo da Universidade de Pavia,…
A harmonização entre pizza e vinho pode transformar a experiência gastronômica, equilibrando sabores e destacando o melhor de cada ingrediente. Confira quatro combinações certeiras com os sabores de pizza mais…
É curioso como uma obra de arte pode influenciar o mundo ao seu redor. Um exemplo disso é o mangá (história em quadrinhos japonesa) Kami no Shizuku (Gotas Divinas), lançado…
O laboratório RedoxWine busca responder a essa questão ao estudar como a oxidação dos vinhos ocorre ao longo do tempo. Financiado pela Agência Nacional de Pesquisa da França, o projeto…
O Vaticano, com sua população de cerca de 800 cidadãos, lidera o ranking mundial de consumo de vinho per capita. Em 2019, a cidade-estado importou 63.214 litros de vinho, com…
O vermouth é um vinho fortificado infusionado com diversas ervas, sendo a Artemísia seu botânico definidor. Essa famosa bebida começou como medicamento no século XVIII antes de se tornar ingrediente…
O espumante moscatel está em ascensão no Brasil, com um crescimento de 30% nas vendas no último ano. Esse aumento se deve ao perfil sensorial da uva, caracterizado por seu…
Durante a Barcelona Wine Week, produtores, sommeliers e críticos debateram se as vinhas mais velhas realmente influenciam o sabor e a expressão do terroir. Para Doug Frost MW MS, enquanto…
Um estudo recente avaliou 26 uvas tintas que atualmente não são permitidas em Bordeaux e identificou cinco com potencial para manter o estilo clássico da região: fer servadou, duras, manseng…
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.