Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
Post
Compre na TodoVinoAtendimento: (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h
O sucesso da IPA
As cervejas do estilo IPA, abreviação de India Pale Ale, se tornaram as queridinhas do consumidor brasileiro de cerveja artesanal; este é o assunto do blog da TodoVino, loja online…
novembro 13, 2020
Compartilhar:
As cervejas do estilo IPA, abreviação de India Pale Ale, se tornaram as queridinhas do consumidor brasileiro de cerveja artesanal; este é o assunto do blog da TodoVino, loja online de cervejas, vinhos e destilados de hoje.
O sucesso das cervejas IPA pode ser explicado de diversas formas, mas o mais importante é notar isso no copo. Se o primeiro o do apreciador de cerveja é entrar no universo da leveza e da “drinkability” das cervejas lagers (como a Pilsen), o segundo o, ao entrar no sensorial do estilo ale, é se deparar com uma IPA. Certamente o teor de amargor é bastante mais elevado que nas lagers, porém este amargor vem preenchido de maior corpo, estrutura e aromas cítricos e florais. Tanto o amargor quanto esses últimos aromas são aportados pelo lúpulo, a flor de uma planta trepadeira que, após seca, e adicionada à cerveja aporta as características acima mencionadas.
O próprio nome India Pale Ale deriva da importância do lúpulo na cerveja. A flor do lúpulo é rica em antioxidantes naturais que dão longevidade à bebida; assim no século XVIII utilizava-se a flor do lúpulo na fabricação das cervejas que eram embarcadas nos navios em direção à Índia, então colônia britânica. A cerveja ganhava maior estabilidade e resistência para encarar a longa e turbulenta viagem e chegava em boas condições na Índia.
A recente explosão das IPAs também está conectada com o fenômeno das cervejarias artesanais, que utilizando de todo arsenal das diferentes famílias de lúpulos, conseguiram desenvolver inúmeros e criativos estilos de IPAs, fazendo uso principalmente de lúpulos americanos, que aportam mais aromas cítricos, florais e de frutas tropicais, ressaltando mais uma vez que o amargor chega acompanhando de muitas outras características de sabor. É certo que hoje o cenário pode estar um pouco confuso com mais de uma dezena de diferentes estilos de IPA, desde as mais claras e delicadas Session IPA, as aveludadas e frutadas New England IPA até as escuras Black Ipa e as intensas e amargas Double ou Imperial IPA, mas seu mérito de casar o amargor com maior intensidade de sabor e novos aromas explica seu longevo sucesso.
A renomada vinícola argentina Escorihuela Gascón tem o prazer de apresentar Circus, uma linha de vinhos que celebra a juventude, a vitalidade e a elegância. Com rótulos envolventes e expressivos,…
Pesquisas indicam que o vinho pode ter um papel além da gastronomia, ajudando na eliminação de bactérias ligadas a infecções de garganta e cáries. Um estudo da Universidade de Pavia,…
A harmonização entre pizza e vinho pode transformar a experiência gastronômica, equilibrando sabores e destacando o melhor de cada ingrediente. Confira quatro combinações certeiras com os sabores de pizza mais…
É curioso como uma obra de arte pode influenciar o mundo ao seu redor. Um exemplo disso é o mangá (história em quadrinhos japonesa) Kami no Shizuku (Gotas Divinas), lançado…
O laboratório RedoxWine busca responder a essa questão ao estudar como a oxidação dos vinhos ocorre ao longo do tempo. Financiado pela Agência Nacional de Pesquisa da França, o projeto…
O Vaticano, com sua população de cerca de 800 cidadãos, lidera o ranking mundial de consumo de vinho per capita. Em 2019, a cidade-estado importou 63.214 litros de vinho, com…
O vermouth é um vinho fortificado infusionado com diversas ervas, sendo a Artemísia seu botânico definidor. Essa famosa bebida começou como medicamento no século XVIII antes de se tornar ingrediente…
O espumante moscatel está em ascensão no Brasil, com um crescimento de 30% nas vendas no último ano. Esse aumento se deve ao perfil sensorial da uva, caracterizado por seu…
Durante a Barcelona Wine Week, produtores, sommeliers e críticos debateram se as vinhas mais velhas realmente influenciam o sabor e a expressão do terroir. Para Doug Frost MW MS, enquanto…
Um estudo recente avaliou 26 uvas tintas que atualmente não são permitidas em Bordeaux e identificou cinco com potencial para manter o estilo clássico da região: fer servadou, duras, manseng…
1 comentário
Goataria alguns copos especiais para cerveja.diferente
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.