
Os melhores vinhos para o Dia dos Namorados!
Dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. A data não é considerada um feriado, mas é usada para celebrar a união e o amor entre…
Dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil.
A data não é considerada um feriado, mas é usada para celebrar a união e o amor entre casais e namorados e tem como tradição a troca de presentes, declarações, chocolates e jantares com um bom vinho, claro.
Enquanto o resto do mundo comemora o Dia dos Namorados, o Valentine’s Day (Dia de São Valentim), no dia 14 de fevereiro, o Brasil celebra em 12 de junho. Mas você sabe por quê?
Antes de saber o porquê, vamos conhecer um pouco sobre a história do São Valentim.
Esta história remonta ao século III em Roma, onde um sacerdote chamado Valentim se opôs à ordem do imperador Cláudio II, que decidiu proibir a celebração de casamentos para jovens, considerando que os solteiros sem família eram melhores soldados, pois tinham menos laços sentimentais.
Valentim, opondo-se ao decreto do imperador, começou a celebrar secretamente casamentos para jovens amantes (daí se tornou popular que Valentim é o santo padroeiro dos amantes).
Ao descobrir, Cláudio II o condenou à morte em 14 de fevereiro de 270 dC., alegando desobediência e rebelião.
Mais tarde, o Papa Gelásio I estabeleceu 14 de fevereiro no calendário litúrgico católico como o feriado para celebrar São Valentim, no ano 496 dC.
Por que no Brasil é em junho?
No Brasil, a data foi criada no ano de 1949 pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr. Neste ano o publicitário era dono da agência Standart Propaganda e foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas.
Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu outra data para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados.
O 12 de junho foi escolhido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.
A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim.
Se a data é comercial ou não, não importa, a verdade é que o Dia dos Namorados é uma data marcada no calendário de milhões de apaixonados em todo o mundo. Um dia para compartilhar mensagens, presentes, para curtir de forma especial o dia com a pessoa amada e, enfim, um dia para celebrar o amor.
E para celebrar este dia especial, nada como um bom vinho, seja para um jantar à luz de velas, um piquenique romântico ou em casa assistindo um filminho.
Veja aqui as sugestões de vinhos da TodoVino para celebrar o amor.
Champagnes para brindar
Champagne Irroy Extra Brut. Elaborado com as variedades Pinot Noir, Meunier e Chardonnay, este elegante champagne tem perlage fina e numerosa. Suas notas aromáticas são de frutas e flores brancas com leve toque tostado. Na boca é leve, elegante, fresco, frutado e delicado.
Champagne Irroy Rosé Brut. Rosé elaborado com as variedades Pinot Noir, Meunier e Chardonnay, este elegante champagne tem perlage fina e numerosa. Sua cor é rosa intenso e seus aromas são de frutas vermelhas frescas, cereja, groselha e tostado. Na boca é leve, estruturado, elegante, macio, fresco e delicado.
Vinhos brancos e rosés para acompanhar entradas, queijos, petiscos ou pratos leves
Wild Pig Sauvignon Blanc. Vinho branco francês de Languedoc, apresenta notas aromáticas de maracujá e toranja (laranja vermelha). Na boca é frutado com final fresco e sutil.
Robert Mondavi Private Selection Chardonnay. Elaborado com as variedades Chardonnay, Muscat Canelli e Riesling, têm aromas de pêssego, maçã verde e também notas cítricas, defumadas e de especiarias. Na boca apresenta médio corpo, é untuoso e elegante. Para o prato principal
Vinho Perle De Valensole IGP Alpes De Haute Provence. Rosé francês de Provence elaborado com as variedades Grenache, Muscat, Merlot e Syrah. Aromas de frutas vermelhas com toque floral. Na boca é leve, fresco, frutado, delicado, equilibrado e elegante.
Vinhos tintos leves para pratos leves, queijos e pizzas
Vinho Epica Pinot Noir Reserve. Vermelho rubi brilhante, intenso e fresco com aromas de cereja e notas de framboesa. Na boca é equilibrado, fresco e aroma final de framboesa.
Vinho Tinto B-Liv Orgânico Red Blend. Elaborado com as variedades tintas Cabernet Sauvignon, Carmènere e Syrah, tem aromas de frutas vermelhas maduras, cereja, e notas de especiarias, como baunilha e cravo. Na boca tem corpo médio, é macio, suculento e com boa persistência no paladar.
Vinho Próximo D.O Ca. Rioja Marqués De Riscal. Elaborado com a variedade tempranillo e com 4 meses de crianza em barricas de carvalho, tem aromas de morango e cereja vermelha. Na boca tem corpo médio com notas de frutas maduras e leve toque tostado no final.
Vinhos tintos para pratos suculentos e com untuosidade
Venta Real Gran Reserva. De cor vermelho rubi com toques granada, seus aromas são de frutas vermelhas maduras, tosta, toffe e chocolate. Na boca apresenta boa estrutura, é equilibrado com boa acidez e final longo. Tem agem em barricas de carvalho francês e americano por 24 meses e descanso de 36 meses em garrafas na vinícola.
Jean Pierre Moueix AOC Bordeaux Rouge. Bordeaux elaborado com as variedades Merlot e Cabernet Franc, sua cor é vermelho rubi brilhante. Seus aromas são complexos e expressivos oferecendo notas sutis de morango e especiarias. De corpo médio, seus taninos são suaves e sedosos. Depois da vinificação, o vinho é loteado e envelhecido nas históricas caves do Quai du Priourat em Libourne.
Vinho Robert Mondavi Private Selection Cabernet Sauvignon. Com 10 meses em barricas de carvalho francês e americano sendo 50% novas, este blend de Cabernet Sauvignon, Syrah e Petite Syrah, tem aromas de amora, mirtilo, baunilha, especiarias e toque defumado. Na boca é encorpado com taninos finos e macios com final elegante.
Para sobremesas e chocolates
Yámana Sweet Red. Vermelho rubi com toque violáceo, tem aromas de framboesas e cerejas frescas. Na boca é doce, leve, equilibrado e fresco.
Espumante Asti DOCG Ca’Bianca. Da região do Piemonte, este espumante elaborado pelo método Asti tem perlage fino e persistente. Seus aromas são de damasco, flores brancas e sálvia. Na boca é doce, leve, fresco e cremoso. e o nosso site e escolha os seus vinhos para este dia muito especial!
Deixe um comentário
Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.